terça-feira, fevereiro 22, 2011

Tema do Daniel: um pequeno resumo


Iniciar à celebração                                           

A liturgia faz parte da vida de um cristão e é um ponto importante de reflexão da sua própria vida.

A igreja dos dias de hoje sente que está a ficar para trás na forma de cativar os jovens desta geração, mas ao mesmo tempo o modelo de "cativar" que os media nos mostram hoje não é resposta a este crescente desinteresse dos jovens, já que a igreja continua a reforçar os seus valores tradicionais. Da nossa opinião, a religião deve manter-se fiel a esses valores e à essência que a tem mantido unida durante tanto tempo, mas deve conseguir adaptar o discurso e a mentalidade a quem se quer dirigir.

Algumas das adaptações dos dias de hoje à liturgia (missa de crianças, missa de jovens ou missa de adultos) devem apenas existir quando esse é o público mais presente. As simplificações de algumas missas tornam a liturgia um pouco assustadora porque a mensagem que chega às pessoas é demasiado "mastigada" para que possa ser digerida pelas crianças sem pensarem muito. A mensagem do evangelho é universal e intemporal e são as interpretações individuais que lhe dão supremo valor. Quando é apresentada de forma demasiado simplificada perde-se o maior valor que tinha.

De igual modo, quando a liturgia ou a celebração dão pouco sentido ao que o evangelho comunica, as pessoas afastam-se da religião e sentem-se pouco chamadas a terem essa prática na sua vida.  

Quem não veio à reunião, deve deixar comentários que acrescentem a estas pequenas notas!

Beijos, abraços e boa semana,

4 Comentários:

Ele e os Oito disse...

Quero partilhar!

Ele e os Oito disse...

quem deixou o comentário acima fui eu: Ir. Luis.

Ele e os Oito disse...

Ja sei comentar no blog!

Ir. Luis

Ele e os Oito disse...

Vejo que fizestes uma boa e profunda reflexão. Concordo com a valoração que estais a fazer do valor da liturgia e do respeito ao modo como é realizada. As celebrações litúrgicas não têm como centro a satisfacção da curiosidade dos individuos, mas o louvor e a gratidão para com Deus Pai, que se tem aproximado de nós e a quem nós reconhecemos como o valor maior da nossa vida.
Contudo, é dever dos dirigentes-servidores da comunidade que as celebrações sejam signficativas para os participantes, cuidar a qualidade dos signos e a catequese ou explicação da mensagem de Jesus. Nós, a comunidade, procuramos este encontro como referente para a nossa vida e como expressão da fé num DEus que, em Jesus, fez-se um de nós, amou-nos até o extremo e quis continuar a ser o nosso vizinho,amigo, irmão.
Outra coisa. Não veio no belo informe que fizestes os apelos que a reflexão pode suscitar em vós (nós) para viver esta celebrações com interesse, procura de sentido para a nossa vida cristã y com alegria?
Obrigado pela vossa comunicação. Espero ver alguma mais.
Luis Miguel